sábado, 31 de agosto de 2013

Aprenda a jogar Diablo 3 para PC com joystick

O game está chegando aos consoles com suporte total aos controles — aprenda a configurar o seu no PC
.



Diablo 3 foi lançado para o PC no início do ano passado e está chegando agora para os consoles. O game foi totalmente repensado para ser jogado com joysticks no PlayStation 3 e Xbox 360, mas continua suportando apenas mouse e teclado nos computadores.
Com este tutorial, você poderá jogar Diablo 3 no seu computador utilizando um joystick.


Iniciando a configuração

O primeiro passo é instalar o aplicativo Pinnacle Game Profiler.


Feito isso, basta executar o programa e esperar que ele reconheça o seu joystick. No nosso caso, utilizamos um controle de Xbox 360. Como o controle é um modelo bastante compatível, o aplicativo já o reconhece e pode se oferecer para configurá-lo
.





Nas próximas telas o programa deve buscar perfis instalados anteriormente e atualizações do programa, até chegar ao editor de perfis
.

Já dentro do editor, selecione o seu controle na lista e clique em “Game Profiles”, encontrado no menu superior


Logo depois, clique em “New”. No campo “Associated file URL”, selecione o executável do jogo — no nosso caso, “Diablo III.exe”. Feito isso, o ícone do game será selecionado automaticamente.
.


Agora clique em “Create Empty Profile” para designar os comandos para o jogo. Nesse momento, você deverá retornar até a tela de perfis automaticamente. Clique sobre o perfil “Diablo III” para selecioná-lo e, depois, em “Edit Configurations” para ajustar os comandos.
Nessa tela, basta selecionar os botões e designar um comando específico do jogo. Por exemplo: os botões de ataque 1 a 4 serão designados para os botões A, B, X e Y, e assim por diante.

Configurar os controles analógicos é um pouco mais complicado. Vamos iniciar clicando no botão “Setup Joystick” próximo ao direcional analógico esquerdo. Na tela que se abrir, marque a opção “Map to mouse spring”. Na opção “Joystick Range”, vamos diminuir os dois slides para 40%. Isso fará com que o cursor do mouse fique preso ao centro da tela e tenha um campo de movimentação reduzido, o que vai ajudar na hora de movimentar o personagem.
O outro direcional analógico será utilizado para simular completamente os movimentos do mouse. Clique na opção “Setup Joystick” que se encontra próximo ao direcional direito e marque a opção “Map to Mouse”.


Os cliques do mouse serão designados para os gatilhos analógicos do controle. O gatilho direito será o clique esquerdo do mouse, e o gatilho esquerdo será o clique direito do mouse.
Com todas as ações devidamente mapeadas, basta confirmar e salvar. Feito isso, você retornará à tela de perfis. Basta clicar em “Play” e aproveitar o seu novo jeito de jogar Diablo 3.


Os cliques do mouse serão designados para os gatilhos analógicos do controle. O gatilho direito será o clique esquerdo do mouse, e o gatilho esquerdo será o clique direito do mouse.
Com todas as ações devidamente mapeadas, basta confirmar e salvar. Feito isso, você retornará à tela de perfis. Basta clicar em “Play” e aproveitar o seu novo jeito de jogar Diablo 3.

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

INSTALANDO UM ROTEADOR WIRELESS


Hoje em dia, está ficando imprescindível estarmos com os micros conectados na internet, e apesar de aqui em casa possuir roteador normal para compartilhar a conexão, minha esposa, como passou a utilizar um notebook, estava tendo um pouco mais de restrições para ela trabalhar... resultado: decidimos colocar um roteador que também tivesse a opção de conexão sem fio (Wi-Fi).
Como no escritório chegamos a fazer alguns testes com roteadores, resolvi trazer um aqui para casa e aproveitar para fazer um tutorial para os que estão querendo se aventurar nesta área.
Apesar de colocar aqui telas específicas do modelo Planet 410 que foi o que eu utilizei aqui, os passos são muito similares em outros roteadores. Assim que tiver outro em mãos (talvez com algumas funções adicionais), coloco por aqui também.
Vale a pena ressaltar, que se você não tem muita familiaridade com redes, não entende muito de informática mas quer colocar sua rede wi-fi no ar, procure um técnico experiente que ele rapidamente irá fazer este serviço e você poderá usufruir logo da nova infra-estrutura. Muitas vezes "não ter" um sistema funcionando acaba gerando tantos problemas que é mais fácil e rápido contratar alguém para fazê-lo. Caso você queira saber quem poderá ajudá-lo, dê um pulo na área de Prestadores de Serviço aqui do site.
Para aqueles que não possuem muito conhecimento de rede, compartilhamento de internet, etc., é interessante dar uma olhada nos artigos aqui da área de Dicas do site, pois existem vários sobre o assunto, como por exemplo o: ENTENDENDO COMPARTILHAMENTO DE CONEXÃO INTERNET.
Logo após este artigo, estarei fazendo outros onde irei abordar a instalação de uma placa de rede para conexão sem fio, tanto interna (PCI) como externa (USB).
Bom, como falei, o roteador que vou utilizar neste artigo é o Planet 410. Apesar de já haver modelos mais novos, é um roteador bem estável, estava com um preço atraente e outras facilidades:


Minha escolha por este roteador basicamente foram:


  • possibilidade de poder trocar a antena por uma que permita um alcance maior... se eu tivesse problemas para atender a internet em todos os cômodos da casa, eu poderia rapidamente, só trocar a antena e aumentar o alcance da rede.
  • oferecer tanto rede wifi como rede normal por cabo RJ45 (possui 4 portas Fast Ethernet de até 100Mbps)
  • padrão 802.11g (até 54 Mbps) e "super G", chegando até 108Mbps
  • encriptação WEP 64 e 128 bits além de algumas funções interessantes na sua configuração.
Outra opção seria partir direto para um roteador padrão 802.11n, porém como ainda não está "oficialmente" normatizado, achei melhor continuar no padrão 802.11g mesmo.


É bom lembrar que este equipamento é SOMENTE ROTEADOR, ou seja, para conectar a internet necessita ter um MODEM conectado a ele (no meu caso um modem ADSL para velox) configurado como bridge.


Bom, vamos então partir para a instalação...
Primeiro fazemos as conexões normais, no modem, na rede elétrica, e um micro em uma das portas de rede dele para podermos configurá-lo.
Chamamos o navegador com o endereço padrão do roteador: 192.168.1.1
Será pedido o userid e senha. Vem configurado como padrão (default): admin e admin


Logo de cara, achei interessante que ele já vem com um guia (WIZARD), que irá fazer a configuração básica do roteador.
Se seguir este guia, com certeza terá sua rede no ar logo ao finalizar... então, vamos seguindo os passos previstos...


Defina uma senha para o usuário admin (é MUITO importante para que você não seja atacado... normalmente o pessoal não liga para isto, mas é um risco que não vale à pena correr).



Como ele possui algumas funções de servidor, é interessante definir também a zona de horário (time zone):



Aqui vem a configuração da parte de rede IP, ou seja, os endereços IPs que serão utilizados na sua rede em que ele será o roteador.
Se você não tem nenhuma razão específica para ter endereços específicos de rede, pode deixar no padrão mesmo, se houver alguma necessidade é aqui que se deve alterar.
Importante verificar que você pode definir o intervalo de "endereços automáticos" (DHCP), permitindo que você tenha uma rede mista (com DHCP e com IP Fixo)


Aqui você irá definir o userid e senha para sua conexão com a internet, de modo que se houver uma interrupção na conexão, ele automaticamente irá se reconectar...


Nesta tela é a ativação da rede WI-FI. Se desejar ativar a rede sem fio, deverá marcar a opção ENABLE e escolher um canal:
Vou deixar como "Disable" para poder mostrar como fica configurando diretamente na tela principal (sem ser por estes guias):


Após este passo, a configuração será salva no roteador e ele irá re-startar:


Após o re-início do roteador, e chamando novamente pelo endereço 192.168.1.1 (com o novo userid e senha colocados), entramos na tela principal de configuração do roteador:


Na parte de WAN (conexão com a internet), você tem acesso ao userid/senha para sua conexão com a internet.
Importante estar marcado no IP WAN para obter o IP automaticamente...
Na opção de "auto-reconect", poderia estar como always-on para estar SEMPRE conectado na internet, manual, ou então connect-on-demand que é para ele só se conectar à internet se algum micro ligado a ele pedir. Normalmente deixo sempre no always-on (até agora não tive problemas de ataques).


Na opção de WIRELESS é onde definimos as opções de rede sem fio (ativando na opção ENABLED):
Em SSID, você deverá colocar um "nome" para sua rede.
Se você não tiver uma interface SuperG nas suas placas de rede sem fio, deixa esta opção como Disabled mesmo.


Após ativar a rede vamos para a opção de AUTHENTICATION, para você definir como os computadores irão se conectar ao seu roteador...
A autenticação mais comum a ser utilizada, e a que está sendo "padronizada" é a WPA (Wi-fi Protected Access), onde você define uma senha de acesso, entre 8 e 63 caracteres.
OBS: a autenticação WEP (wired equivalent privacy) vem sendo deixada de lado e muitos fabricantes colocam esta opção desativada como padrão. Oportunamente vamos colocar alguns artigos específicos sobre tecnologia WI-FI abordando detalhes mais técnicos para os que desejarem... por enquanto vamos nos ater à parte prática.


Na parte "Advanced" da configuração wireless, não necessita ser alterada:


Pronto... a sua rede tanto por cabo como por wi-fi está pronta.
Existe uma série de facilidades já pré-configuradas no roteador como atuar como servidor http, servidor pop, smtp, câmera de vídeo, etc.... é estudar e experimentar: